Escola news
AUTOR
Professor Henrique de Souza Rodrigues, quarto ano
Nos dias 14 e 15 de agosto, os estudantes do 4º ano realizaram a segunda edição do "Jornal do 4º Ano", um projeto no qual desenvolveram pesquisas e entrevistas que resultaram na produção de um jornal escolar.
A atividade teve como ponto de partida a leitura do livro infantil "A verdadeira história de Chapéuzinho Vermelho", de Agnese Baruzzi. A partir dessa obra, os alunos tiveram contato com diversos gêneros textuais, como: jornal, receita, carta, notícia, anúncio, entrevista, anedota e tirinha. Após uma roda de conversa sobre a narrativa lida e as características desses gêneros, a turma foi dividida em pequenos grupos, e cada grupo ficou responsável por produzir um gênero textual diferente.
Nesta segunda edição do jornal, foram publicados: uma entrevista, dois anúncios sobre eventos futuros, anedotas, uma pesquisa de opinião pública sobre o folclore brasileiro e um texto informativo sobre marimbondos, tema que surgiu a partir do interesse dos próprios alunos.
Para a elaboração dos conteúdos, os estudantes realizaram pesquisas no laboratório de informática, atividades de campo dentro da escola e até uma entrevista com uma professora. Com os dados em mãos, cada grupo escreveu sua pauta e, posteriormente, reunimos todas as produções para compor o jornal.
Como encerramento, o trabalho foi apresentado a alguns funcionários da escola. A experiência foi tão positiva que os alunos já estão entusiasmados para preparar a próxima edição do nosso jornal.
Professor Henrique de Souza Rodrigues, quarto ano
Nos dias 14 e 15 de agosto, os estudantes do 4º ano realizaram a segunda edição do "Jornal do 4º Ano", um projeto no qual desenvolveram pesquisas e entrevistas que resultaram na produção de um jornal escolar.
A atividade teve como ponto de partida a leitura do livro infantil "A verdadeira história de Chapéuzinho Vermelho", de Agnese Baruzzi. A partir dessa obra, os alunos tiveram contato com diversos gêneros textuais, como: jornal, receita, carta, notícia, anúncio, entrevista, anedota e tirinha. Após uma roda de conversa sobre a narrativa lida e as características desses gêneros, a turma foi dividida em pequenos grupos, e cada grupo ficou responsável por produzir um gênero textual diferente.
Nesta segunda edição do jornal, foram publicados: uma entrevista, dois anúncios sobre eventos futuros, anedotas, uma pesquisa de opinião pública sobre o folclore brasileiro e um texto informativo sobre marimbondos, tema que surgiu a partir do interesse dos próprios alunos.
Para a elaboração dos conteúdos, os estudantes realizaram pesquisas no laboratório de informática, atividades de campo dentro da escola e até uma entrevista com uma professora. Com os dados em mãos, cada grupo escreveu sua pauta e, posteriormente, reunimos todas as produções para compor o jornal.
Como encerramento, o trabalho foi apresentado a alguns funcionários da escola. A experiência foi tão positiva que os alunos já estão entusiasmados para preparar a próxima edição do nosso jornal.
Comentários
Postar um comentário