Explorando a Mobilidade Urbana em nosso bairro e cidade
AUTOR
Professor Henrique Rodrigues, quarto ano A
A partir da videoaula sobre mobilidade urbana — uma parceria entre o projeto Vamos Ler e a Viação Campos Gerais — os estudantes do 4º ano iniciaram uma rica jornada de aprendizado sobre como as pessoas se locomovem na cidade e como a administração pública investe para tornar esse processo mais eficiente.
Após assistirem à videoaula, os alunos analisaram o próprio bairro utilizando o Google Maps. Foi um momento de grande envolvimento, em que cada estudante localizou sua casa e observou as ruas ao redor, desenvolvendo um olhar mais atento para o espaço onde vivem.
Em seguida, conhecemos um exemplo concreto de investimento em mobilidade urbana: o viaduto Prefeito Marcelo Puppi, inaugurado em 2021. Estudamos o "antes e depois" dessa obra, percebendo como ela representa um marco para o desenvolvimento da região, trazendo melhorias no trânsito, atraindo novos investimentos — como a construção de um Alphaville — e valorizando o bairro.
Pensando na relação entre mobilidade e meio ambiente, conhecemos também a empresa responsável pelo transporte público em Campo Largo: a Transpiedade. Os alunos exploraram as linhas de ônibus que passam pelo nosso bairro e refletiram sobre como o uso do transporte coletivo pode contribuir para a diminuição do número de carros nas ruas e, consequentemente, para a preservação ambiental.
Outro aspecto importante que abordamos foi a sinalização de trânsito. Conversamos sobre o papel das placas, lombadas e outros elementos na organização e segurança do tráfego, especialmente em um bairro cortado por uma rodovia, como o nosso.
A partir disso, realizamos a atividade “Meu itinerário até a escola”, onde cada aluno desenhou o trajeto de sua casa até a escola, incluindo os meios de transporte utilizados e os elementos de trânsito observados no caminho.
Em uma aula complementar, continuamos explorando o tema das placas de trânsito com uma atividade lúdica: o jogo “Corrida de Carrinhos”, criado pelo professor com o auxílio de uma plataforma online. A dinâmica foi divertida e educativa, permitindo que os estudantes vivenciassem, na prática, a importância da sinalização para uma mobilidade mais segura.
Essa sequência de aulas foi muito enriquecedora. Os alunos participaram com entusiasmo, fizeram reflexões importantes e ampliaram sua compreensão sobre o papel da mobilidade urbana em nosso cotidiano.
Professor Henrique Rodrigues, quarto ano A
A partir da videoaula sobre mobilidade urbana — uma parceria entre o projeto Vamos Ler e a Viação Campos Gerais — os estudantes do 4º ano iniciaram uma rica jornada de aprendizado sobre como as pessoas se locomovem na cidade e como a administração pública investe para tornar esse processo mais eficiente.
Após assistirem à videoaula, os alunos analisaram o próprio bairro utilizando o Google Maps. Foi um momento de grande envolvimento, em que cada estudante localizou sua casa e observou as ruas ao redor, desenvolvendo um olhar mais atento para o espaço onde vivem.
Em seguida, conhecemos um exemplo concreto de investimento em mobilidade urbana: o viaduto Prefeito Marcelo Puppi, inaugurado em 2021. Estudamos o "antes e depois" dessa obra, percebendo como ela representa um marco para o desenvolvimento da região, trazendo melhorias no trânsito, atraindo novos investimentos — como a construção de um Alphaville — e valorizando o bairro.
Pensando na relação entre mobilidade e meio ambiente, conhecemos também a empresa responsável pelo transporte público em Campo Largo: a Transpiedade. Os alunos exploraram as linhas de ônibus que passam pelo nosso bairro e refletiram sobre como o uso do transporte coletivo pode contribuir para a diminuição do número de carros nas ruas e, consequentemente, para a preservação ambiental.
Outro aspecto importante que abordamos foi a sinalização de trânsito. Conversamos sobre o papel das placas, lombadas e outros elementos na organização e segurança do tráfego, especialmente em um bairro cortado por uma rodovia, como o nosso.
A partir disso, realizamos a atividade “Meu itinerário até a escola”, onde cada aluno desenhou o trajeto de sua casa até a escola, incluindo os meios de transporte utilizados e os elementos de trânsito observados no caminho.
Em uma aula complementar, continuamos explorando o tema das placas de trânsito com uma atividade lúdica: o jogo “Corrida de Carrinhos”, criado pelo professor com o auxílio de uma plataforma online. A dinâmica foi divertida e educativa, permitindo que os estudantes vivenciassem, na prática, a importância da sinalização para uma mobilidade mais segura.
Essa sequência de aulas foi muito enriquecedora. Os alunos participaram com entusiasmo, fizeram reflexões importantes e ampliaram sua compreensão sobre o papel da mobilidade urbana em nosso cotidiano.



















Comentários
Postar um comentário