Entrevista com Gabriela
AUTORA
Professora: Rosângela A. Magalhães Velho
Alunos: 46
Truma: 4º ano integral
Na terceira etapa do projeto pedagógico, os alunos vivenciaram uma rica experiência de campo ao entrevistar a funcionária Gabriela, integrante da equipe de higienização. O objetivo central foi compreender a dinâmica diária de organização, coleta e descarte do lixo no ambiente escolar.
Previamente, em sala de aula, as crianças elaboraram um roteiro de perguntas. Durante a atividade, Gabriela explicou a rotina de separação dos materiais e apontou os principais desafios enfrentados, como o descarte incorreto de resíduos nos pátios.
A ação gerou excelentes resultados pedagógicos:
Participação ativa: engajamento direto com a zeladoria da escola.
Espírito investigativo: coleta de dados reais sobre os resíduos.
Desenvolvimento da oralidade: treino de postura e escuta atenta.
Após a conversa, impactados pela realidade apresentada por Gabriela, os estudantes decidiram agir. Eles organizaram uma campanha de conscientização e visitaram as outras salas de aula para orientar os demais alunos sobre a importância de manter a escola limpa.
Professora: Rosângela A. Magalhães Velho
Alunos: 46
Truma: 4º ano integral
Na terceira etapa do projeto pedagógico, os alunos vivenciaram uma rica experiência de campo ao entrevistar a funcionária Gabriela, integrante da equipe de higienização. O objetivo central foi compreender a dinâmica diária de organização, coleta e descarte do lixo no ambiente escolar.
Previamente, em sala de aula, as crianças elaboraram um roteiro de perguntas. Durante a atividade, Gabriela explicou a rotina de separação dos materiais e apontou os principais desafios enfrentados, como o descarte incorreto de resíduos nos pátios.
A ação gerou excelentes resultados pedagógicos:
Participação ativa: engajamento direto com a zeladoria da escola.
Espírito investigativo: coleta de dados reais sobre os resíduos.
Desenvolvimento da oralidade: treino de postura e escuta atenta.
Após a conversa, impactados pela realidade apresentada por Gabriela, os estudantes decidiram agir. Eles organizaram uma campanha de conscientização e visitaram as outras salas de aula para orientar os demais alunos sobre a importância de manter a escola limpa.
.jpeg)


.jpeg)

Comentários
Postar um comentário